Quarto Degrau: Pague as suas dívidas

budget

Você já parou para pensar na situação onde você e sua família não tenham mais dívidas, com excessão do pagamento da casa própria. Ja se imaginou ficando LIVRE de prestações, carnes, parcelas e boletos.

Você poderia utilizar toda a sua renda mensal para pagar as despesas normais do mês como alimentação, água, luz, e todo o restante do dinheiro poderia passar a ser usado para pagar a sua casa própria e investir no seu futuro.

A minha intenção ao criar esse site é a de transferir às outras pessoas um conhecimento que adquiri e que considero extremamente importante. Quando você passa a implementar na sua vida e nas suas decisões um PLANO FINANCEIRO CLARO A SER SEGUIDO no curto, médio e longo prazo, você passa a ter muito mais tranquilidade na sua vida pessoal, profissional e no seu relacionamento com sua esposa ou marido.

É importante mencionarmos aqui os Degraus Rumo ao Sucesso com o Dinheiro devem ser seguidos na sequência que foi apresentada, para que você tenha o sucesso esperado nesse Plano Financeiro.

Ao iniciar esse Plano Financeiro e preparar o Orçamento Mensal, que é o primeiro Degrau, você passa a identificar claramente para onde está indo a Renda Mensal da família.

Se ao fazer esse orçamento, você percebeu que tem mais gastos do que renda, você tem que começar a tomar decisões duras mais importantes para reduzir as despesas mensais.

Ao preparar esse Orçamento Mensal e colocar o número com as prioridades das despesas, você terá uma visão das despesas que são menos importantes, e possivelmente, são as despesas que você provavelmente terá que retirar do orçamento, isto é, deixar de gastar.

Se o seu orçamento está apertado e as despesas são maiores que a renda do mês, possivelmente chegou a hora de você cortar as despesas como restaurantes, cortar as viagens de lazer, cortar a TV por assinatura, cortar a pizza que você compra todas as sextas feiras e sábados. Você terá que fazer um esforço sério para sair das dívidas que estão acabando com o seu dinheiro. Você terá que fazer sacrificios, e tenha certeza que ao fazer o sacrificio hoje, você está plantando uma semente para ter uma árvore abundante no futuro.

Algumas pessoas dizem que o sucesso financeiro é simples. Gaste menos do que recebe e aplique a diferença de forma inteligente no mercado financeiro, para que o dinheiro passe a trabalhar para você.

Portanto, se ao fazer o Orçamento Mensal, você percebeu que está gastando mais do que recebe, você tem duas opções, gastar menos ou ganhar mais, ou preferencialmente, uma combinação dos dois.

Você já pensou em conseguir um trabalho adicional temporário para aumentar a renda familiar? Já pensou em fazer reparos nas casas dos vizinhos nos finais de semana para conseguir uma renda extra? Já pensou em conseguir um trabalho temporário para você trabalhar fora do horário comercial? Esse pode ser uma outra opção para você aumentar a sua renda e acelerar o pagamento das suas dívidas.

Uma terceira opção é você vender coisas que não está usando. Faça um “pente fino na sua casa” e verifique tudo o que você não utiliza e que pode ser vendido. Esse dinheiro também poderá ajudar você e sua família a ATACAR as suas dívidas.

Vamos lá então, vamos focar as energias no pagamento das dívidas.

Você, junto com a sua esposa ou marido, precisam pegar um papel e listar todas as suas dívidas existentes, cartão de crédito, automóvel, carnes, empréstimos bancários, tudo.

Coloque as dívidas em order da menor para a maior.

Agora você já sabe qual a prioridade de dívidas que você deverá PAGAR.

Faça o Orçamento Mensal, verifique todas as despesas do mês, pague o valor mínimo de todas as despesas, e o dinheiro que sobrar, você irá ATACAR e despesa de menor valor.

Quando você conseguir quitar essa dívida de menor valor, passe a colocar todas as suas energias para QUITAR a segunda dívida de menor valor.

O que acontece quando você consegue quitar a primeira dívida, depois consegue quitar a segunda divida? Você começa a perceber que você está com um plano que está dando certo, e essa satisfação lhe dará energia e confiança para continuar o caminho. A força psicológica positiva que você sente é muito importante para o sucesso desse plano.

Essa é a razão que em momento nenhum eu mencionei que você deveria fazer uma análise de qual a taxa de juros que cada uma das suas divídas são calculadas. A força psicológica positiva que você conquista no plano de ataque da dívida menor para a dívida maior é muito mais importante que esses cálculos financeiros, pois você ganha a motivação necessária para continuar ATACANDO e PAGANDO as suas dívidas, até que você possa atingir a posição de não ter mais nenhuma dívida para pagar, com excessão da sua casa própria.

O sucesso nas finanças pessoais está na mudança de comportamento, e não no conhecimento de matemática. Mude de forma positiva o seu comportamento em relação aos seus gastos e ao seu dinheiro e você terá sucesso financeiro.

Mantenha o foco e SUBA A ESCADA, DEGRAU POR DEGRAU RUMO AO SUCESSO FINANCEIRO, eu estou torcendo por você.