006 – Quitar a Dívida da Casa Própria

Logo Podcast Dinheiro BrasilOITAVO DEGRAU – ATACAR A DIVIDA DO SEU EMPRÉSTIMO DA CASA PRÓPRIA
Se você já está no oitavo degrau PARABÉNS, você está vencendo no assunto dinheiro.
Vamos recapitular a sua situação financeira: Você se planejou e sacrificou uma série de situações de possíveis gastos com compras e desejos pessoais para que você tivesse dinheiro para atacar as suas dívidas e iniciar uma reserva financeira. Com essa atitude consciente com o seu dinheiro, você comprovadamente está vencendo financeiramente e já está na frente da maioria absoluta da população. Você não tem mais dívidas, você já economizou o equivalente a QUATRO meses de despesas, você já está depositando 15% da sua renda mensal em um fundo financeiro com foco na sua aposentadoria e você já iniciou um fundo para cobrir as despesas referentes um projeto especifico, como a troca de um veículo.
Agora, a sua situação financeira atual é excelente para você atingir mais uma importante etapa no seu sucesso com o dinheiro, que é quitar a sua casa própria. A compra da casa própria é a maior responsabilidade financeira da maioria das famílias, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Imagine você com ZERO em dívidas e com a casa paga. Você poderá então ACELERAR  o próximo degrau rumo ao aumento da sua RIQUEZA FINANCEIRA.
Vamos detalhar agora a parte prática no Oitavo Degrau:

Você deverá antes de começar o mês, preparar um orçamento mensal onde irá definir para onde irá cada moeda da sua renda. Nesse orçamento você não terá mais nenhuma dívida, mas talvez você tenha um plano de por exemplo, trocar o seu carro por um carro melhor, e para isso, precisará pagar a vista o novo veículo, e portanto talvez queira iniciar uma reserva de investimento com foco específico na troca do seu veículo. Estando no sexto passo, esse tipo de projeto de compra é perfeitamente normal, mas não esqueça de comprar esse veículo a vista. Como você já tem todas as suas dívidas pagas com excessão da casa própria e já tem uma reserva equivalente a 6 meses de despesas, você poderá economizar para por exemplo comprar ou trocar de carro, por um carro melhor.
Voltando ao orçamento mensal. Ao finalizar esse orçamento mensal, você observou que terá por exemplo, R$ 1000 que poderá ser utilizado para “AMORTIZAR” a dívida existente, ou seja, o pagamento será utilizado para reduzir o valor principal da dívida da casa própria. É importante mencionar que esse dinheiro previsto para abater a dívida da casa própria não deverá ser utilizado para adiantar o pagamento da parcela do mês atual ou do mês seguinte, e sim deverá ser utilizado para AMORTIZAR o saldo da dívida existente. Portanto, fale com o banco onde você tem a dívida da casa própria e informe que você quer AMORTIZAR esse valor da dívida atual existente.
Se você fizer essa amortização na dívida da casa própria, em geral você terá duas opções referente a dívida:
A primeira opção será o de reduzir o valor da parcela mensal que você normalmente paga. Essa opção manterá o número de parcelas que você irá pagar até quitar a dívida da casa própria.
A segunda opção será o de reduzir o número de parcelas futuras a serem pagas. Eu sugiro que você considere essa segunda opção, pois reduzindo o número de parcelas a serem pagas no futuro, você estará antecipando a situação onde você estará completamente sem nenhuma dívida e atingindo esse ponto o quanto antes, melhor para que você possa acelerar o sétimo passo rumo ao sucesso com dinheiro que é o de aumentar o seu patrimônio liquido e consequentemente a sua riqueza financeira.
A tenha certeza de uma coisa, quando você atingir a situação onde você não tem nenhuma dívida, e sua casa estiver totalmente paga, você e sua família estarão em uma condição onde a tranquilidade financeira e pessoal passará a fazer você ter muito menos preocupações ao deitar na sua cama para dormir.

NOTICIA DA SEMANA
Nessa parte do podcast, eu utilizo uma noticia especifica que esteja relacionada com dinheiro e finanças pessoais, e faço meu comentário referente ao assunto.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1733883-mercado-preve-juros-maiores-para-a-compra-da-casa-propria.shtml

Mercado prevê juros maiores para a compra da casa própria

“Os saques da poupança, fonte de recursos para o financiamento imobiliário, e a alta no mercado de juros futuros devem elevar as taxas cobradas nos empréstimos para a aquisição de imóveis.
A avaliação é de Gilberto Duarte de Abreu Filho, presidente da ABECIP (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).”

O meu comentário é para alertá-los que as incertezas econômicas e políticas no Brasil fará com que as instituições financeiras assumam que empréstimos passam a ter um risco muito maior, porque as instabilidades fazem com que as pessoas que fazem os empréstimos pessoais para a casa própria terão mais instabilidades econômicas, aumentando o risco dos Bancos de não receberem os pagamentos devidos desses empréstimos.
Portanto, isso deve ser enxergado por você que tem empréstimo referente a Casa Própria a fazer um esforço ainda maior para quitar essa dívida, pois essa dívida tem uma taxa de juros alta, que faz com que uma parte maior do seu suado dinheiro seja utilizado para pagamento de juros, ao invés de ser utilizado para o aumento da sua riqueza.

PERGUNTA SOBRE DINHEIRO
Nessa parte do podcast, vou ler alguma pergunta enviada por você ouvinte e responde-la.
Você tem várias opções para me enviar uma pergunta. Pode ser via o nosso site www.dinheirobrasil.com, vá até a página CONTATO e envie sua pergunta ou comentário.
Outra opção é via twitter na conta @dinheirobrasil1
Uma terceira opção é minha pagina de Facebook: www.Facebook.com/dinheirobrasilblog
Hoje vou responder a seguinte pergunta:

“Pereira, um amigo me informou que eu posso mudar a minha dívida de Financiamento da Casa própria de um banco para outro. Quais as vantagens de fazer isso?”

Obrigado pela pergunta. Vamos lá para a resposta:
Sim, a mudança da dívida de Financiamento da Casa Própria que utiliza recursos do FGTS, poderá ser feita de um banco para outro, e se chama “Portabilidade”
Essa opção deve ser explorada quando você tiver uma oferta de portabilidade de um banco oferecendo melhores condições de juro, por exemplo. Você poderá pesquisar as possibilidades de Portabilidade de alguns bancos, e comparar com a taxa de juros que você paga atualmente, comparar também as taxas de administração cobradas, e verificar se você tem uma oferta melhor que a que você paga atualmente no seu banco. Uma outra vantagem é que os custos para transferir o seu empréstimo de um banco para outro não poderá ser cobrada de você.
A mudança do tipo de amortização não poderá ser mudada. Se você tem um financiamento que utiliza o SAC (Sistema de Amortização Constante), que tem prestações que vão reduzindo o valor, deverá manter essa opção.
Se você tem o financiamento do tipo Tabela Price, em que as parcelas tem o valor fixo, deverá manter essa opção na mudança de banco.
Sugiro você fazer uma pesquisa no mercado, visitar outros bancos e verificar se a portabilidade pode ser uma vantagem para você consiga reduzir os juros do seu financiamento, ajudando você a acelerar o pagamento dessa dívida. Mas tenha certeza que para que você consiga  quitar essa divida, você precisa de um esforço muito maior que somente trocar de banco.

FRASE DE INSPIRAÇÃO

“O que mais pode ser adicionado a um homem com saúde, sem dívidas e com a consciência limpa?”

Adam Smith – Economista Escocês nascido em 1723

PROMOÇÃO
Eu já mencionei nos podcasts anteriores que iniciei um projeto para auxiliar três pessoas ou familias a iniciarem o caminho rumo ao sucesso com dinheiro.
A idéia é que nos final dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março,  eu escolha uma pessoa onde irei oferecer uma consultoria individual, auxiliando essa pessoa no passo a passo rumo ao sucesso financeiro pessoal.
Como o mês de Janeiro já terminou, tenho a feliz notícia de anunciar que uma pessoa já foi escolhida para participar desse Coach Pessoal Financeiro. Isso mesmo, já temos uma pessoa que em breve estarei iniciando esse programa rumo ao Sucesso Financeiro.
Estarei no final dos meses de Fevereiro e Março escolhendo mais uma pessoa por mês. Portanto, vá até o site dinheirobrasil.com/contato, cadastre o seu Nome e email na nossa lista de emails para receber dicas para economizar dinheiro, e poder participar dessa promoção.
Essas três pessoas escolhidas não terão nenhum custo. Essa é uma forma que eu encontrei de ajudar três indivíduos a ter um programa de curto médio e longo prazo para o Sucesso Financeiro.

Agradecimento
Os links e notas desse podcast estão no site www.dinheirobrasil.com/podcast6 (numero 6)
Se você gostou do PODCAST DINHEIRO BRASIL, vá no iTunes da Apple e assine o podcast. Isso fará com que mais pessoas conheçam o podcast, o que potencialmente serão mais pessoas que poderão seguir o caminho passo a passo RUMO AO SUCESSO COM O DINHEIRO.
Envie comentários no site www.dinheirobrasil.com
Email: dinheiropodcast@gmail.com
No twitter na conta @dinheirobrasil1
E na pagina de Facebook: www.Facebook.com/dinheirobrasilblog

DESEJO A TODOS UMA FELIZ JORNADA SUBINDO OS DEGRAUS NA ESCADA RUMO AO SUCESSO FINANCEIRO!
UM ABRAÇO E ATÉ O PRÓXIMO PODCAST.