001 – O Primeiro Passo Rumo ao Sucesso com o Dinheiro e Como preparar o Orçamento Mensal

Logo Podcast Dinheiro BrasilBEM VINDOS SENHORAS E SENHORES AO PODCAST DINHEIRO BRASIL, UM PODCAST PARA VOCE QUE QUER VENCER FINANCEIRAMENTE, DIZENDO AO SEU DINHEIRO O QUE FAZER E FAZENDO COM QUE O SEU DINHEIRO TRABALHE PARA VOCE.
OBRIGADO POR OUVIR O DINHEIRO BRASIL. EU SOU O PEREIRA, E VAMOS AO ASSUNTO DA SEMANA.

ASSUNTO DA SEMANA

SENHORAS E SENHORES, ESSE E O PODCAST NUMERO 1.
Obrigado a todos que fizeram o download e ouviram o podcast numero UM, a introdução do podcast DINHEIRO BRASIL.
Obrigado também a todos que ASSINARAM o podcast DINHEIRO BRASIL para receberem automaticamente o download assim que os episódios forem lançados no iTunes da Apple.
Nesse episódio vou falar sobre OS TRES PRIMEIROS DEGRAUS RUMO AO SUCESSO FINANCEIRO.

Mas antes de começarmos, vamos relembrar os 10 DEGRAUS RUMO AO SUCESSO FINANCEIRO que eu mencionei no podcast ZERO para se chegar ao sucesso com o DINHEIRO.
Vamos lá?

ENTAO VAMOS LA SUBIR A ESCADA COM OS DEZ DEGRAUS PARA VOCÊ E SUA FAMILIA VENCEREM FINANCEIRAMENTE:
OS PRIMEIROS 5 DEGRAUS SÃO OS DEGRAUS FINANCEIROS ESTRUTURAIS. ESSES SERÃO A BASE QUE IRÁ LHE PREPARAR PARA O SEU SUCESSO FINANCEIRO.
O PRIMEIRO DEGRAU É- Preparar o Orçamento Mensal e a Lista com todas as suas dívidas.
O SEGUNDO DEGRAU É- Fazer um seguro de vida.
O TERCEIRO DEGRAU É- Economizar 25% do seu salário mensal ou oi equivalente a uma semana de salário. Esse será o seu fundo inicial de emergência.
O QUARDO DEGRAU É- Pagar todas as suas dívidas.
Para isso, utilize a lista de dívidas preparada no primeiro degrau, coloque em ordem da dívida menor para a maior. Comece pagando o mínimo todo o mês de cada uma das dívidas e o dinheiro que sobrar no orçamento do mês, pague a dívida de menor valor. Conseguir quitar a dívida de menor valor, passa para a próxima de menor valor, e assim sucessivamente.
O QUINTO DEGRAU É- Economizar 4 meses de salário. Esse será o seu fundo completo de emergência, que estará a sua disposição caso uma emergência financeira não prevista aconteça. Essa reserva financeira trará mais tranquilidade a você e sua família caso algum imprevisto financeiro aconteça, como por exemplo, alguém da família ficar desempregado.
Esses primeiros 5 degraus serão os degraus estruturais que lhe dará a base para o seu sucesso financeiro, pois atingindo o quinto degrau, você estará sem dívidas, e com uma reserva financeira sólida que lhe trará a tranquilidade financeira em caso de um imprevisto.
Vamos agora para os próximos 5 degraus que serão os degraus rumo à sua Riqueza Financeira:
O SEXTO DEGRAU É- Investir na sua aposentadoria. 15% da renda familiar deverá ser aplicada em um fundo de previdência privada ou um fundo de investimento de longo prazo. Esse valor será depositado todos os meses e deverá entrar no seu Orçamento Mensal.
O SÉTIMO DEGRAU É- Investir com foco em algum projeto especial. Poderá ser um plano para a troca do carro, uma viagem de férias ou um fundo para cobrir as despesas de educação dos filhos.
O OITAVO DEGRAU É- Atacar a dívida do seu empréstimo da Casa Própria. Nesse momento todas as suas “energias financeiras” deverão ser focadas na quitação do empréstimo imobiliário.
O NONO DEGRAU É- Investir muito! Você deverá planejar uma estratégia de investimentos com o foco de aumentar o seu patrimônio líquido, aumentando a sua riqueza mensalmente. Ao chegar nesse degrau, você terá uma condição financeira que lhe permitira aumentar a sua riqueza mensalmente.
O DÉCIMO E ÚLTIMO DEGRAU É – Monitorar e ajustar os seus investimentos. Esse último degrau dará a você e a sua família a tranquilidade e a visão de que a sua riqueza está investida de forma correta e que irá garantir um futuro próspero, solidificando e aumentando o seu patrimônio.
SIMPLES? SIMPLES MAS DIFÍCIL….
DIFÍCIL? SIM, MAS POSSÍVEL!

PRIMEIRO DEGRAU: Preparar o Orçamento Mensal
Orçamento é planejar antecipadamente o que será feito com o seu dinheiro no mês que irá iniciar.
O orçamento deve ser feito antes do começo do mês, para que você inicie o mês com um planejamento detalhado, definindo onde o seu dinheiro será usado, seja o uso para pagar contas, seja para fazer uma reserva financeira ou um investimento no mercado financeiro ou para o lazer.
É importante que 100% do seu dinheiro seja planejado. Cada moeda que você receber em sua renda mensal tem que ter um destino no começo do mês.
Se a renda mensal da sua família é de R$ 2 000, você deve planejar todos os destinos desse dinheiro, cada moeda, cada centavo.
E esse orçamento deve ser feito mensalmente. Muitas pessoas fazem um orçamento anual, e depois vão acompanhando esse orçamento, e vão percebendo que uma série de coisas foram mudadas, pois um planejamento de um ano é muito difícil de ser feito de acordo com a realidade que vai mudando durante o ano. Por exemplo, as despesas de Dezembro é muito diferente das despesas de Fevereiro.
Já um planejamento para o mês que vai começar é muito mais fácil e mais controlado.
Eu já mencionei no podcast de número zero, e vou repetir. Se você é casado, è extremamente importante que você faça esse orçamento com a sua esposa ou marido. O casal DEVE decidir em conjunto onde o dinheiro será utilizado, onde o dinheiro será gasto. Onde o dinheiro será investido. Se o casal não trabalhar juntos, a chance desse projeto financeiro, fica muito mais difícil de ser atingido, pois as prioridades de cada membro da família passam a ser bem diferentes.
E para lhe ajudar no orçamento mensal, eu preparei um formulário para facilitar o seu trabalho ao preparar o orçamento mensal.
O primeiro campo é o dinheiro previsto para a família receber como salário mensal que é o dinheiro de entrada do mês.
Depois vem o campo de despesas, que é o campo de saída do dinheiro.
Em relação as despesas, esse formulário foi distribuída em quatro partes, as despesas prioritárias,  despesas adicionais, despesas carro e despesa outros.
As despesas prioritárias são: comida, água, luz, gás, seguro de vida e prestação da casa própria ou aluguel. Essas são as despesas que tem prioridade máxima para serem pagas no seu orçamento mensal.
Depois vem as despesas adicionais, que incluem transporte, compra de roupas, diversão, restaurante, TV a cabo, internet, etc. Você pode perceber que nas despesas adicionais teremos despesas que poderão inclusive serem excluídas do seu gasto mensal.
As despesas carro são todas as despesas que você terá com o seu veículo como pagamentos mensais, IPVA, seguro, combustível, estacionamento, manutenção. Caso você tenha mais de um carro ou moto, as despesas deverão ser incluídas nessa parte do orçamento.
Depois vem a parte de despesa outros, para que você utilize para alguma despesa que não foi mencionada nas despesas anteriores.
E por último, inclui a parte referente a Investimentos Financeiros, que deverá ser utilizado para todo o dinheiro que sobrar entre a renda liquida familiar e as despesas acima mencionadas.
O calculo da Renda Familiar – Total de Despesas – Total de Investimento Financeiro tem que ser ZERO, o que significa que você incluiu um destino para cada moeda que você e sua família receberam para ser utilizado no mês.
Estou incluindo no site www.dinheirobrasil.com/recursos , esse formulário para que você possa fazer o download, imprimir, e começar a preencher o formulário com a sua esposa ou marido referente ao mês que irá se iniciar.
Inclui também nesse formulário um campo para que as despesas do seu orçamento possam ser numeradas com a prioridade que deverão ser pagas. Por exemplo, a prioridade número 1 possivelmente seja comida. Você deve numerar cada despesa prevista para o mês, pois ao numerar todas as despesas previstas no mês por ordem de prioridade você saberá quais são as contas que não serão pagas caso você não tenha todo o dinheiro necessário para pagar todas as contas do mês.
Se ao terminar de preencher os campos de despesas, e você verificar que as despesas previstas serão maior que o dinheiro de entrada, ou o dinheiro dos salários da família somados, então vocês precisam começar a verificar quais as despesas que deverão ser reduzidas ou eliminadas nas contas da família. Você precisará também começar a pensar nas opções para que você aumente a renda familiar, seja buscando um novo trabalho com um salário maior ou seja buscando um segundo trabalho que lhe traga uma renda extra, mesmo que esse segundo trabalho seja temporário.
Uma regra básica em Finanças Pessoais é: Gaste menos do que você tem e guarde uma parte para que você tenha conforto no futuro.

SEGUNDO DEGRAU: FAZER UM SEGURO DE VIDA
O seguro de vida irá proporcionar tranquilidade a você e a sua família caso aconteça algo grave com você ou com sua esposa ou esposo. A partir do momento em que você e sua esposa ou marido tenham um seguro de vida válido, vocês já estarão se preparando para as situações difíceis e não planejadas que acontecem na vida. Caso um de vocês venham a falecer ou sofrerem um acidente grave, vocês estarão, pelo menos financeiramente, melhor preparados para enfrentarem as dificuldades que surgirão após esse momento difícil que poderão passar.
Caso você ainda não seja casado ou casada, e não tenha pessoas que dependam financeiramente de você, você também deverá fazer um seguro de vida, pois caso você tenha algum tipo de acidente que não lhe permita mais trabalhar, por exemplo, esse seguro irá garantir a você uma estrutura financeira para o futuro.
Ao tomar a ação de pôr em prática o segundo degrau rumo ao sucesso financeiro, você estará planejando e antecipando situações que poderiam ficar muito piores caso esse seguro não esteja disponível. Não deixe para fazer esse seguro de vida amanhã. Faça um seguro de vida ainda hoje e traga um pouco mais de tranquilidade a todos da família.

O TERCEIRO DEGRAU É: Guardar 25% da sua renda mensal, ou o equivalente a uma semana de salário. A implementação desse terceiro degrau terá dois efeitos positivos para você.
O primeiro efeito positivo é bastante prático. Tendo uma reserva de uma semana do seu salário guardado, você estará preparada para algumas despesas não previstas no seu orçamento. Você estará preparado para um pneu do carro furado, um remédio que não estava previsto no orçamento, a quebra de um chuveiro ou a troca de uma lâmpada. Você começará a se preparar financeiramente para as surpresas não previstas no seu dia a dia.
O segundo efeito positivo é o inicio de um preparo psicológico que começará a lhe mostrar que você está começando a dizer para o dinheiro o que fazer, e não mais estar totalmente fora de controle em relação ao seu dinheiro. Essa reserva irá melhorar significativamente a sua confiança em relação ao seu dinheiro. Tendo uma reserva, você começará a se preparar para tomar o controle sobre suas finanças.
Portanto, se a sua família tem uma renda mensal de R$ 2.000, vocês então precisam economizar R$ 500. E conseguindo fazer essa economia, você imediatamente passará ao SEGUNDO PASSO RUMO AO SUCESSO COM O DINHEIRO.
Se tem uma renda mensal de R$ 10.000, precisam economizar R$ 2.500. E conseguindo fazer essa economia, você imediatamente passará ara o QUARTO DEGRAU RUMO AO SUCESSO COM O DINHEIRO.
Deu para pegar a idéia:
Mas você pode dizer, PEREIRA eu não consigo nem pagar as contas que tenho hoje, como vou conseguir fazer essa economia?
Então vou te dar uma sugestão. Faça um levantamento na sua casa e descubra aquilo que você não está usando e que poderá ser vendido. Venda alguma coisa que está parada na sua casa para conseguir guardar essa primeira reserva de EMERGÊNCIA. Parece uma idéia maluca, mas não é. Você precisa dar o primeiro passo.  Ok.

VAMOS PARA A NOTICIA DA SEMANA
Nessa parte do podcast, eu utilizo uma noticia especifica que esteja relacionada com dinheiro e finanças pessoais, e faço meu comentário referente ao assunto.
Como primeira notícia do podcast, vou mencionar uma noticia do site G1 que foi publicado em março de 2015. O link dessa notícia está publicado no site www.dinheirobrasil.com/podcast1 referente ao podcast de número UM.
http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/quanto-custa-manter-um-carro-novo-por-ano.html
Quanto custa manter um carro novo por ano?
Você já parou para fazer a conta de quanto custa ter um carro na garagem, em uma cidade como São Paulo? Às vezes, o total não parece tão alto porque os gastos são diluídos ao longo do ano.
Para ajudá-lo a entender o cálculo, selecionei seis modelos que estão entre os mais vendidos de suas categorias em 2014 (carros de entrada, sedãs médios e SUVs, respectivamente), segundo tabela da federação nacional de distribuidores (Fenabrave), e somei as estimativas de custos anuais, como manutenção, imposto, estacionamento, seguro e multa. Como há muitas variáveis, os valores são apenas de referência.

O comentário que gostaria de fazer em relação a essa notícia é que nós brasileiros em geral temos uma paixão descontrolada por carros, o que faz com que tenhamos uma cultura que é financeiramente desastrosa, de gastar grande parte da nossa renda em veículos, sejam eles carros, motos ou outros veículos para satisfazer essa paixão e destruir o nosso PLANEJAMENTO FINANCEIRO e a nossa capacidade de fazer o nosso patrimônio aumentar em um plano de médio e longo prazo. Gastamos uma fortuna com carros, não analisamos o custo total anual, e não analisamos também a desvalorização anual de um carro. Em média, um carro comprado ZERO KM na loja perde em torno de 50% do seu valor em 4 anos de uso. Portanto, se você compra um carro ZERO de R$ 80.000, em 4 anos você perdeu metade desse valor, R$ 40.000 foi perdido, sem retorno. Vamos fazer um PODCAST específico para falarmos sobre compra de carros e outros veículos. Porém, se você está pensando em comprar um carro, NÃO COMPRE AGORA. Entre em contato comigo pelo site WWW.DINHEIROBRASIL.COM ou pelo facebook ou twitter, explicando os motivos e a sua analise financeira, e eu tentarei te passar a minha visão sobre o melhor caminho que você deve seguir em relação a essa compra.

PERGUNTA SOBRE DINHEIRO
Nessa parte do podcast, vou ler alguma pergunta enviada por você ouvinte e responde-la.
Você tem várias opções para me enviar uma pergunta. Pode ser via o nosso site www.dinheirobrasil.com, vá até a página CONTATO e envie sua pergunta ou comentário.
Email: dinheiropodcast@gmail.com
Outra opção é via twitter na conta @dinheirobrasil1
Uma terceira opção é minha pagina de Facebook: www.Facebook.com/dinheirobrasilblog
Hoje vou responder a seguinte pergunta

“PEREIRA, VOCE MENCIONOU QUE O TERCEIRO DEGRAU PARA VENCER FINANCEIRAMENTE
 É ECONOMIZAR 25% DO SALÁRIO MENSAL.  POSSO APLICAR ESSE DINHEIRO EM AÇÕES?”

A resposta é não! Você não deve aplicar essa reserva em ações pois se trata de um investimento de alto risco.
Esse dinheiro deve ser guardado ou aplicado em uma opção de baixíssimo risco.
Sugiro você aplicar na poupança, pois mesmo tendo uma aplicação de pouco retorno, esse dinheiro tem que estar disponível para ser usado assim que um imprevisto apareça. Se estourou o pneu do carro ou se você precisa comprar um remédio, esse dinheiro está a disposição para isso.
(aprox. 0.7% ao mês, e descontando a inflação fica bem menor que isso.)
Quando você atingir o SEXTO DEGRAU PARA VENCER FINANCEIRO, que é aplicar para a sua aposentadoria, ai deverá buscar uma aplicação que tenha um bom retorno financeiro, uma aplicação que possa te oferecer algo acima de 5% ao ano descontando a inflação, e que tenha um histórico de 10 anos ou mais. No futuro teremos um podcast para falar somente de investimento, pois você já terá uma reserva de 6 meses de despesas, o que lhe dará mais tranquilidade caso você tenha alguma necessidade de gasto não previsto no orçamento.

 

FRASE DE INSPIRAÇÃO

“Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.”
Henry Ford

Gostaria de agradecer a você que fez o download e ouviu o PODCAST DINHEIRO BRASIL.
Os links e notas desse podcast estao no site www.dinheirobrasil.com/1 (numero 1)

Musica: www.bensound.com