Primeiro Degrau: Prepare o Orçamento Mensal

orcamento

Orçamento é planejar antecipadamente o que será feito com o seu dinheiro no mês que irá iniciar.

O orçamento deve ser feito antes do começo do mês, para que você inicie o mês com um planejamento detalhado, definindo onde o seu dinheiro será usado, seja o uso para pagar contas, seja para fazer uma reserva financeira ou um investimento no mercado financeiro ou para o lazer.

É importante que 100% do seu dinheiro seja planejado. Cada moeda que você receber em sua renda mensal tem que ter um destino no começo do mês.

Se a renda mensal da sua família é de R$ 2 000, você deve planejar todos os destinos desse dinheiro, cada moeda, cada centavo.

E esse orçamento deve ser feito mensalmente. Muitas pessoas fazem um orçamento anual, e depois vão acompanhando esse orçamento, e vão percebendo que uma série de coisas foram mudadas, pois um planejamento de um ano é muito dificil de ser feito de acordo com a realidade que vai mudando durante o ano. Por exemplo, as despesas de Dezembro é muito diferente das despesas de Fevereiro.

Já um planejamento para o mês que vai começar é muito mais fácil e mais controlado.

Agora, um alerta extremamente importante: Se você é casado, è extremamente importante que você faça esse orçamento com a sua esposa ou marido. O casal DEVE decidir em conjunto onde o dinheiro será utilizado, onde o dinheiro será gasto. Onde o dinheiro será investido. Se o casal não trabalhar juntos, a chance desse projeto passo a passo de vencer com o DINHEIRO, fica muito mais difícil de ser atingido, pois as prioridades de cada membro da familia passam a ser bem diferentes.

E para lhe ajudar no orçamento mensal, eu preparei uma planilha para facilitar o seu trabalho ao preparar o orçamento mensal.

O primeiro campo é o dinheiro previsto para a família receber como salário mensal que é o dinheiro de entrada do mês.

Depois vem o campo de despesas, que é o campo de saída do dinheiro.

Em relação as despesas, essa planilha foi distribuida em quatro partes, as despesas prioritárias, despesas adicionais, despesas carro e despesa outros.

As despesas prioritárias são: comida, água, luz, gas, seguro de vida e prestação da casa própria ou aluguel. Essas são as despesas que tem prioridade máxima para serem pagas no seu orçamento mensal.

Depois vem as despesas adicionais, que incluem transporte, compra de roupas, diversão, restaurante, TV a cabo, internet, etc. Você pode perceber que nas despesas adicionais teremos despesas que poderão inclusive serem excluídas do seu gasto mensal.

As despesas carro são todas as despesas que você terá com o seu veículo como pagamentos mensais, IPVA, seguro, combustível, estacionamento, manutenção. Caso você tenha mais de um carro ou moto, as despesas deverão ser incluídas nessa parte do orçamento.

Depois vem a parte de despesa outros, para que você utilize para alguma despesa que não foi mencionada nas despesas anteriores.

E por último, inclui a parte referente a Investimentos Financeiros, que deverá ser utilizado para todo o dinheiro que sobrar entre a renda liquida familiar e as despesas acima mencionadas.

O calculo da Renda Familiar – Total de Despesas – Total de Investimento Financeiro tem que ser ZERO, o que significa que você incluiu um destino para cada moeda que você e sua família receberam para ser utilizado no mês.

Estou incluindo no site www.dinheirobrasil.com/recursos , essa planilha para que você possa fazer o download, imprimir, e começar a preencher esse formulário com a sua esposa ou marido referente ao mês que irá se iniciar. Caso você não queira utilizar esse formulário para fazer seu orçamento e preferir uma folha em branco para iniciar esse orçamento, não tem problema. O importante é fazer o orçamento todos os meses antes de começar o mês.

Inclui também ness formulário um campo para que as despesas do seu orçamento possam ser numeradas com a prioridade que deverão ser pagas. Por exemplo, a prioridade número 1 possivelmente seja comida. Você deve numerar cada despesa prevista para o mês, pois ao numerar todas as despesas previstas no mês por ordem de prioridade você saberá quais são as contas que não serão pagas caso você não tenha todo o dinheiro necessário para pagar todas as contas do mês.

Se ao terminar de preencher os campos de despesas, e você verificar que as despesas previstas serão maior que o dinheiro de entrada, ou o dinheiro dos salários da família somados, então vocês precisam começar a verificar quais as despesas que deverão ser reduzidas ou eliminadas nas contas da família. Você precisará também começar a pensar nas opções para que você aumente a renda familiar, seja buscando um novo trabalho com um salário maior ou seja buscando um segundo trabalho que lhe traga uma renda extra, mesmo que esse segundo trabalho seja temporário.

Uma regra básica em Finanças Pessoais é: Gaste menos do que você tem e guarde uma parte para que você tenha conforto no futuro.

Ao terminar de prepara o Orçamento Mensal, você deverá também fazer uma Lista com todas as suas dívidas. Eu inclui no no site www.dinheirobrasil.com/recursos , um formulário específico para que você possa fazer o download, imprimir, e começar a preencher, incluindo todas as dívidas que você e sua família possuem. Essa lista irá lhe ajudar a ter uma visão clara da sua situação financeira atual. Essa lista também será utilizada quando você chegar no QUARTO DEGRAU RUMO AO SUCESSO FINANCEIRO, pois você passará a atacar a dívida de menor valor dessa lista. Esse será o inicio do seu plano de pagar todas as suas dívidas, com excessão da dívida da casa própria.