Oitavo Degrau: Pague a sua casa própria

baton-rouge-rental-property_zpsfb4dc777

Se você já está no Oitavo Degrau Rumo ao Sucesso Financeiro, vamos recaptular a sua situação financeira: Você se planejou e sacrificou uma série de situações de possíveis gastos com compras e desejos pessoais de compras no passado para que você tivesse dinheiro para atacar as suas dívidas e iniciar uma reserva financeira, mas você comprovadamente está vencendo financeiramente e já está na frente da maioria absoluta da população. Você não tem mais dívidas (Terceiro Degrau), você já economizou Quatro Meses de Salário (Quinto Degrau), você já está depositando 15% da sua renda mensal em um fundo financeiro com foco na sua aposentadoria (Sexto Degrau) e você já está fazendo um fundo financeiro para um Projeto Especial que você e sua família pretender alcançar (Sétimo Degrau).

Agora, a sua situação atual é excelente para você atingir mais uma importante etapa no seu sucesso com o dinheiro, que é o de quitar a sua casa própria. Imagine você com ZERO em dívidas e com a casa paga. Você poderá então ACELERAR o próximo passo rumo ao aumento da sua RIQUEZA FINANCEIRA.

De forma prática, você deverá antes de começar o mês, preparar um orçamento mensal onde você irá definir para onde irá cada moeda da sua renda. Nesse orçamento você não terá mais nenhuma dívida, mas talvez você tenha um plano de por exemplo, trocar o seu carro por um carro melhor, e para isso, precisará pagar a vista o novo veículo, e portanto talvez queira iniciar uma reserva de investimento com foco específico na troca do seu veículo (Projeto Especial que poderá ser implementado no Sétimo Degrau).

Ao finalizar esse orçamento mensal, você observou que terá por exemplo, R$ 1 000 que poderá ser utilizado para “AMORTIZAR” a dívida existente, ou seja, o pagamento será utilizado para reduzir o valor principal da dívida da casa própria. É importanto mencionar que esse dinheiro previsto para abater a dívida da casa própria não deverá ser utilizado para adiantar o pagamento da parcela do mês atual ou do mês seguinte, e sim deverá ser utilizado para AMORTIZAR o saldo da dívida existente. Portanto, fale com o banco onde você tem a dívida da casa própria e informe que você quer AMORTIZAR esse valor da dívida atual existente.

Se você fizer essa amortização na dívida da casa própria, em geral você terá duas opções referente a dívida:

A primeira opção será o de reduzir o valor da parcela mensal que você normalmente paga. Essa opção manterá o número de parcelas que você irá pagar até quitar a dívida da casa própria.

A segunda opção será o de reduzir o número de parcelas futuras a serem pagas. Eu sugiro que você considere essa segunda opção, pois reduzindo o número de parcelas a serem pagas no futuro, você estará antecipando a situação onde você estará completamente sem nenhuma dívida e atingindo esse ponto o quanto antes, melhor para que você possa acelerar o sétimo passo rumo ao sucesso com dinheiro que é o de aumentar a sua riqueza financeira.

A tenha certeza de uma coisa, quando você atingir a situação onde você não tem nenhuma dívida, e sua casa estiver totalmente paga, você e sua família estarão em uma condição onde a tranquilidade financeira e pessoal passará a fazer você ter muito menos preocupações ao deitar na sua cama para dormir.